Nossa escola

Conhecer para preservar!



A escola de ensino fundamental e médio Irapuan Cavalcante Pinheiro foi criada pelo decreto n° 15.138 em 25/03/1982, pelo então governador do estado Manoel Castro Filho. Suas atividades tiveram início no dia 22/03/1982 em suas próprias instalações, contando com oito salas de aula nos turnos manhã e tarde.
O nome da escola se deu em homenagem ao deputado Irapuan Dinajá Cavalcante Pinheiro funcionário público afável e muito querido em todas as comunidades a que assistia politicamente. Seu nome também denomina um cidade do interior cearense.
Em junho de 1982, assumiu a direção da escola a professora Amélia Lima de Souza, funcionária bastante dedicada ao cargo que exercia permanecendo na gestão até 31 de dezembro de 2004.
Foi apenas nos anos 90, sob o decreto n° 21.000 que foi criado o curso de 2° grau pelo governo do estado Tasso Ribeiro Jereissati. A escola, então, passou a ofertar o ensino médio e recebeu a denominação de escola de 1° e 2° grau Irapuan Cavalcante Pinheiro.
Atualmente, pela força da lei de diretrizes e Bases da educação nacional, n° 9394/96 a escola se denomina EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro. Nosso patrimônio público é formado por 13 salas de aulas, 1 pátio de lazer, 1 sala de multimeios, 1 auditório que funciona também como sala de vídeo, 1 laboratório de informática , 1 cozinha, 1 sala de coordenação , 1 secretária, 1 sala de professores, 1 estacionamento , uma sala de grêmio estudantil, 1 sala de estudo, 1 quadra esportiva, e 1 estacionamento para funcionários.(Veja na sessão fotos.)



Patrimônio Público Escolar: O que podemos melhorar em nossa rotina?
       
  Infelizmente, é comum presenciarmos na rotina escolar evidências de atos que comprovam o desrespeito com o patrimônio público escolar. No intuito de compreender melhor a realidade de nossa escola em relação a isso, entrevistamos duas funcionárias: Margarida Maria, zeladora, e Francilene Vieira, merendeira, que nos relataram o que geralmente ocorre nas dependências da escola.
  • Com que frequência você vê evidências de desrespeito com o patrimônio público escolar escolar?  
Margarida: Todos os dias.
Francilene: Todos os dias.
  • Que tipos de ações mais demonstram esse desrespeito?
Margarida : Quase sempre vejo mesas riscadas com tinta de caneta e com corretivo. Há até mesas sem parafusos. Infelizmente a falta de organização também contribuem com o desrespeito, pois encontro no final da aula mesas e cadeiras viradas .

Lixo nas mesas 
Mesas riscadas

Mesas desparafusadas
Francilene : No final do intervalo, costumo ver pratos e copos espalhados pela  escola. Já cheguei a encontrar esses materiais enterrados na areia ou dentro da lata de lixo.
Pratos no chão

Copo no chão
  • Que atitudes necessárias por parte dos alunos para melhorar a conservação do patrimônio público escolar?
Margarida : Acredito que todos devem se empenhar! A coordenação pode desenvolver projetos e os professores podem reforçar a questão da limpeza e da organização em sala. E os alunos devem fazer a sua parte.
Francilene : Os alunos devem perceber a escola como a casa deles, como um lugar limpo e organizado. Eles devem contribuir colocando o material do lanche no local apropriado, ou seja, nos baldes de coleta.
Balde de coleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário