Conhecer para preservar!
A escola de ensino fundamental e médio Irapuan Cavalcante Pinheiro foi criada pelo decreto n° 15.138 em 25/03/1982, pelo então governador do estado Manoel Castro Filho. Suas atividades tiveram início no dia 22/03/1982 em suas próprias instalações, contando com oito salas de aula nos turnos manhã e tarde.
O nome da escola se deu em homenagem ao deputado Irapuan Dinajá Cavalcante Pinheiro funcionário público afável e muito querido em todas as comunidades a que assistia politicamente. Seu nome também denomina um cidade do interior cearense.
Em junho de 1982, assumiu a direção da escola a professora Amélia Lima de Souza, funcionária bastante dedicada ao cargo que exercia permanecendo na gestão até 31 de dezembro de 2004.
Foi apenas nos anos 90, sob o decreto n° 21.000 que foi criado o curso de 2° grau pelo governo do estado Tasso Ribeiro Jereissati. A escola, então, passou a ofertar o ensino médio e recebeu a denominação de escola de 1° e 2° grau Irapuan Cavalcante Pinheiro.
Atualmente, pela força da lei de diretrizes e Bases da educação nacional, n° 9394/96 a escola se denomina EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro. Nosso patrimônio público é formado por 13 salas de aulas, 1 pátio de lazer, 1 sala de multimeios, 1 auditório que funciona também como sala de vídeo, 1 laboratório de informática , 1 cozinha, 1 sala de coordenação , 1 secretária, 1 sala de professores, 1 estacionamento , uma sala de grêmio estudantil, 1 sala de estudo, 1 quadra esportiva, e 1 estacionamento para funcionários.(Veja na sessão fotos.)
Patrimônio Público Escolar: O que podemos melhorar em nossa rotina?
Infelizmente, é comum presenciarmos na rotina escolar evidências de atos que comprovam o desrespeito com o patrimônio público escolar. No intuito de compreender melhor a realidade de nossa escola em relação a isso, entrevistamos duas funcionárias: Margarida Maria, zeladora, e Francilene Vieira, merendeira, que nos relataram o que geralmente ocorre nas dependências da escola.
- Com que frequência você vê evidências de desrespeito com o patrimônio público escolar escolar?
Margarida: Todos os dias.
Francilene: Todos os dias.
- Que tipos de ações mais demonstram esse desrespeito?
- Que atitudes necessárias por parte dos alunos para melhorar a conservação do patrimônio público escolar?
Margarida : Acredito que todos devem se empenhar! A coordenação pode desenvolver projetos e os professores podem reforçar a questão da limpeza e da organização em sala. E os alunos devem fazer a sua parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário