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Patrimônio público escolar: vamos cuidar do que é nosso!

Pensar em patrimônio público significa pensar em herança de família, riqueza ou bens de materiais de uma pessoa ou empresa. Muitas vezes nos vêm à cabeça ideia de posses pessoais. Porém, patrimônio não é apenas isso.
Patrimônio se refere, também, a história e cultura de um determinado lugar. Numa visão mais geral, patrimônio público é o conjunto de bens e direito de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta.
Quando falamos de patrimônio público escolar nos referimos à própria história da educação como também as instalações físicas, equipamentos, mobiliário e materiais usados na escola. Assim, a escola e tudo que faz parte dela é um bem de todos. Ela é um patrimônio público que pertence a toda comunidade que por meio dos impostos, mantém sua estrutura e funcionamento, conforme mostra este vídeo.


Portanto , é imprescindível manter a integridade física e cultural da escola. É necessário que todos da comunidade escolar desenvolvam o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o patrimônio público escolar. Acreditamos que para isso aconteça, a direção da escola em conjunto com o Conselho Deliberativo deve desenvolver ações e campanhas de conscientização para que todos, em especial os alunos, saibam quais as consequências relacionadas aos danos ao patrimônio público escolar. Por meio da conscientização e de ações práticas podemos desenvolver o sentimento de zelo para com a escola na qual estudamos.





 Patrimônio Público Escolar: um bem de todos

As escolas públicas sofrem muito em relação à conservação de seu patrimônio, devido alguns alunos não respeitarem ou não se conscientizarem de que não se deve depredá-las, já que a verba que as escolas recebem não é suficiente para repor os danos.
É necessário que muitos, senão todos, devam se conscientizar do dever de proteger e preservar o patrimônio escolar para que este possa ser utilizado por diversos alunos por anos e anos. Também acreditamos que os alunos que praticassem atos de vandalismo ou desrespeito com o patrimônio público escolar, incluindo os livros didáticos, dicionários, pratos e talheres da merenda, dentre outros, arcassem com os prejuízos.
Eis aqui exemplos de vandalismo dentro de nossa escola:

Livros e dicionários rasurados
Porta do banheiro pichada
Certos alunos reclamam do estado de má conversação da escola, mas se esquecem dos atos de vandalismo que praticam na instituição, claro que não generalizando. Torna-se difícil pensar em bons índices de aprendizagem quando se coexiste em um espaço com paredes pichadas, mesas quebradas, banheiros sujos, etc.

Cabe a nós, alunos, nos conscientizarmos e assumirmos a responsabilidade de preservar e proteger esse lugar que é de todos e de que tanto gostamos.

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