Patrimônio público escolar: vamos cuidar do que é nosso!
Pensar em patrimônio público significa pensar em herança de família, riqueza ou bens de materiais de uma pessoa ou empresa. Muitas vezes nos vêm à cabeça ideia de posses pessoais. Porém, patrimônio não é apenas isso.
Patrimônio se refere, também, a história e cultura de um determinado lugar. Numa visão mais geral, patrimônio público é o conjunto de bens e direito de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta.
Quando falamos de patrimônio público escolar nos referimos à própria história da educação como também as instalações físicas, equipamentos, mobiliário e materiais usados na escola. Assim, a escola e tudo que faz parte dela é um bem de todos. Ela é um patrimônio público que pertence a toda comunidade que por meio dos impostos, mantém sua estrutura e funcionamento, conforme mostra este vídeo.
Portanto , é imprescindível manter a integridade física e cultural da escola. É necessário que todos da comunidade escolar desenvolvam o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o patrimônio público escolar. Acreditamos que para isso aconteça, a direção da escola em conjunto com o Conselho Deliberativo deve desenvolver ações e campanhas de conscientização para que todos, em especial os alunos, saibam quais as consequências relacionadas aos danos ao patrimônio público escolar. Por meio da conscientização e de ações práticas podemos desenvolver o sentimento de zelo para com a escola na qual estudamos.
Patrimônio Público Escolar: um bem de todos
As escolas públicas sofrem muito em relação à conservação de seu patrimônio, devido alguns alunos não respeitarem ou não se conscientizarem de que não se deve depredá-las, já que a verba que as escolas recebem não é suficiente para repor os danos.
É necessário que muitos, senão todos, devam se conscientizar do dever de proteger e preservar o patrimônio escolar para que este possa ser utilizado por diversos alunos por anos e anos. Também acreditamos que os alunos que praticassem atos de vandalismo ou desrespeito com o patrimônio público escolar, incluindo os livros didáticos, dicionários, pratos e talheres da merenda, dentre outros, arcassem com os prejuízos.
Eis aqui exemplos de vandalismo dentro de nossa escola:
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Livros e dicionários rasurados |
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Porta do banheiro pichada |
Certos alunos reclamam do estado de má conversação da escola, mas se esquecem dos atos de vandalismo que praticam na instituição, claro que não generalizando. Torna-se difícil pensar em bons índices de aprendizagem quando se coexiste em um espaço com paredes pichadas, mesas quebradas, banheiros sujos, etc.
Cabe a nós, alunos, nos conscientizarmos e assumirmos a responsabilidade de preservar e proteger esse lugar que é de todos e de que tanto gostamos.
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