Patrimônio público escolar: o que podemos melhorar em nossa rotina?
Infelizmente, é comum presenciarmos na rotina
escolar evidências de atos que comprovam o desrespeito com o patrimônio público
escolar. No intuito de compreender melhor a realidade de nossa escola em
relação a isso, entrevistamos duas funcionárias: Margarida Maria,
zeladora, e Francilene Vieira, merendeira, que nos relataram o que
geralmente ocorre nas dependências da escola.
- Com que frequência você vê evidências de
desrespeito com o patrimônio público escolar?
Margarida: Todos os dias.
Francilene: Todos
os dias.
- Que tipos de ações mais demonstram esse desrespeito?
Francilene: No final do intervalo, costumo ver pratos e copos espalhados pela escola. Já cheguei a encontrar esses materiais enterrados na areia ou dentro da lata de lixo.
![]() |
Pratos no chão |
![]() |
Copo no chão |
- Que atitudes necessárias por parte dos alunos para melhorar a conservação do patrimônio público escolar?
Francilene: Os alunos devem
perceber a escola como a casa deles, como um lugar limpo e organizado. Eles
devem contribuir colocando o material do lanche no local apropriado, ou seja,
nos baldes de coleta.
Todo mundo tem que ajudar, senão sempre vai ser assim. Karine- 3A Manha
ResponderExcluirÉ Karine, infelizmente, algumas pessoas não tem consciência :(
ResponderExcluirMuitos alunos precisam se conscientizar que isso é uma completa falta de respeito com os colegas e até mesmo com sí próprio. Se todos colaborassem a escola seria muito melhor. -Ana Paula 3°c
ResponderExcluirPois é Ana, assim como temos direito à educação, também temos o dever de valorizá-la. Não apenas como realização pessoal, mas acima de tudo para o bem da coletividade!
ResponderExcluir