sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Patrimônio público escolar: o que podemos melhorar em nossa rotina?
       
  Infelizmente, é comum presenciarmos na rotina escolar evidências de atos que comprovam o desrespeito com o patrimônio público escolar. No intuito de compreender melhor a realidade de nossa escola em relação a isso, entrevistamos duas funcionárias: Margarida Maria, zeladora, e Francilene Vieira, merendeira, que nos relataram o que geralmente ocorre nas dependências da escola.
  • Com que frequência você vê evidências de desrespeito com o patrimônio público escolar?  
Margarida: Todos os dias.
Francilene: Todos os dias.
  • Que tipos de ações mais demonstram esse desrespeito?
Margarida: Quase sempre vejo mesas riscadas com tinta de caneta e com corretivo. Há até mesas sem parafusos. Infelizmente a falta de organização também contribui com o desrespeito, pois encontro no final da aula mesas e cadeiras viradas .

Lixo nas mesas 
Mesas riscadas








Francilene: No final do intervalo, costumo ver pratos e copos espalhados pela  escola. Já cheguei a encontrar esses materiais enterrados na areia ou dentro da lata de lixo.

                    
               Pratos no chão
Copo no chão
  • Que atitudes necessárias por parte dos alunos para melhorar a conservação do patrimônio público escolar?
Margarida: Acredito que todos devem se empenhar! A coordenação pode desenvolver projetos e os professores podem reforçar a questão da limpeza e da organização em sala. E os alunos devem fazer a sua parte.
Francilene: Os alunos devem perceber a escola como a casa deles, como um lugar limpo e organizado. Eles devem contribuir colocando o material do lanche no local apropriado, ou seja, nos baldes de coleta.
Balde de coleta

4 comentários:

  1. Todo mundo tem que ajudar, senão sempre vai ser assim. Karine- 3A Manha

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  2. É Karine, infelizmente, algumas pessoas não tem consciência :(

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  3. Muitos alunos precisam se conscientizar que isso é uma completa falta de respeito com os colegas e até mesmo com sí próprio. Se todos colaborassem a escola seria muito melhor. -Ana Paula 3°c

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  4. Pois é Ana, assim como temos direito à educação, também temos o dever de valorizá-la. Não apenas como realização pessoal, mas acima de tudo para o bem da coletividade!

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